Novos contratos foram firmados pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia – Sesab com o Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães – HBLEM e a Santa Casa de Misericórdia nesta terça-feira, 10. As novas contratualizações permitem que o HBLEM receba recursos para procedimentos de neurocirurgia, cirurgias bariátricas, tomografia e mamografia. Também será implantado o Banco de Olhos e de unidade da OPO – Organização de Procura de e Órgãos e Tecidos – que tem o papel de organizar e apoiar o processo de doação e transplantes – no hospital regional. A oficialização desses novos contratos é comemorada pelo deputado estadual Augusto Castro (PSDB), que se empenhou defendendo mais recursos para garantir maior e melhor assistência à saúde à população de Itabuna nos dois hospitais.
A assinaturas dos contratos foram realizadas nesta terça-feira, 10, no HBLEM, e na Santa Casa da Misericórdia. O secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla, foi recebido no aeroporto de Ilhéus pelo deputado Augusto Castro, o provedor da Santa Casa, Renan Moreira e o secretário municipal de Saúde, Geraldo Magella.
A previsão é que o Hospital de Base de Itabuna tenha um aporte de R$ 500 mil com a contratualização dos novos serviços. O maior montante será para procedimentos de neurocirurgia – cerca de R$ 300 mil, com a possibilidade de realização de aproximadamente 90 cirurgias mês, segundo informações do secretário de saúde do município, Geraldo Magella. Para cirurgias bariátricas, a Sesab quer contratar cinco por mês, mas o deputado Augusto Castro e Magella estão tentando a ampliação, uma vez que tem 1.200 pessoas na fila para esse procedimento no HBLEM.
Nos pleitos intermediados por Augusto Castro, a pedido do prefeito Nilton Azevedo e do secretário de Saúde, mas ainda não confirmados, estão a autorização de aditivos para novos procedimentos de cardiologia – como cateterismo e angiologia – e uma nova Unidade de Terapia Intensiva – UTI, com 11 leitos. Atualmente o Hospital de Base dispõe de nove leitos de UTI.
Fotos: Jean Macêdo.
RESPOSTA BRILHANTE
ResponderExcluirMillôr Fernandes lançou um desafio através de uma pergunta:
- Qual a diferença entre Político e Ladrão?
Chamou muita atenção a resposta enviada por um leitor :
- Caro Millôr, após longa pesquisa cheguei a esta conclusão : a
diferença entre o político e o ladrão é que um eu escolho, o
outro me escolhe. Estou certo?
Fábio Viltrakis, Santos-SP.
Eis a réplica do Millôr :
- Puxa, Viltrakis, você é um gênio... Foi o único que conseguiu
achar uma diferença!