WEB TV ICHOCOLATE

domingo, 23 de outubro de 2011

AUTORIDADES E PESQUISADORES DE VÁRIOS PAÍSES VISITAM EXPERIÊNCIAS EXITOSAS NO TERRITÓRIO LITORAL SUL DA BAHIA

Pesquisadores e autoridades de vários países da América Latina e da Europa estiveram no dia 21 de outubro, em Itabuna, Arataca e Ibicaraí para conhecer as experiências exitosas de desenvolvimento sustentável, desenvolvidas no Território de Cidadania Litoral Sul da Bahia – composto por 26 municípios. A comitiva – formada por aproximadamente 35 pessoas – faz parte do IV Curso Internacional de Atualização Conceitual e Intercâmbio de Experiências em Políticas Públicas de Desenvolvimento Territorial que está sendo realizado em Salvador, nos dias 16 a 28 de outubro de 2011. A comitiva teve representantes do Equador, Nicarágua, Panamá, Uruguai, Paraguai, Honduras, Costa Rica, Argentina e Alemanha. Dentre as autoridades presentes vieram o vice Ministro de Desenvolvimento Rural do Ministério da Agricultura do Equador, Miguel Carvajal Aguirre e o Prefeito da Província de Santo Domingo de Los Tsachilasa, Geovanny Benitez.




Os visitantes foram recebidos por lideranças do Colegiado Territorial Litoral Sul no auditório do escritório local da Ceplac, em Itabuna, na parte da manhã. Após a abertura do cerimonial executada pelo Coordenador Administrativo do Território, Washington Cerqueira, foram proferidas três palestras abordando aspectos relevantes do Território, realizadas pela Assessora Marcela Indira, professora Cinira Fernandes Farias e pelo jornalista Marcos Luedy. Em seguida os presentes se manifestaram fazendo perguntas e questionamentos sobre a estrutura, gestão e missão territorial. No período da tarde a equipe foi ao município de Arataca conhecer o assentamento modelo Terra Vista e a experiência da Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Almada e Adjacências – Cooafba, na fabricação de chocolate.

Geovanny Benitez Prefeito de Santo Domingo, no Equador em entrevista ao repórter Jean Macêdo
O prefeito Geovanny Benitez, da Província de Santo Domingo, no Equador, agradeceu aos membros do Colegiado Territorial, em nome da comitiva, a recepção oferecida a todos ressaltando que “pretende intensificar a troca de experiências da execução de políticas públicas existentes no Brasil, e em especial no Território Litoral Sul, em benefício das nossas comunidades”. O vice Ministro do Equador, Miguel Carvajal Aguirre ressaltou dois temas que na sua opinião, são importantes para o aprofundamento das relações entre os dois países: a reforma agrária e as políticas de desenvolvimento agrícola. Ele afirmou que o Equador tem, hoje, um governo popular e voltado para as comunidades mais tradicionais “a exemplo da política territorial que é exercida com esse objetivo nessa região”.
 Ministro de Desenvolvimento Rural do Ministério da Agricultura do Equador, Miguel Carvajal Aguirre em entrevista ao repórter Jean Macêdo


Ana Claudia Gomes dos Santos, articuladora territorial da Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT) do Ministério de Desenvolvimento Agrário e integrante da comitiva disse que o Curso, onde se inseriu a visita, “tem uma riqueza de informação principalmente na abordagem metodológica de desenvolvimento territorial e no intercâmbio com outros países na área dos territórios”. Para ela, o Equador tem uma boa experiência na agricultura familiar e no cooperativismo. Com relação ao Território Litoral Sul ressaltou o diferencial da participação das etnias indígenas no processo de gestão territorial e o entendimento sobre a política de desenvolvimento territorial existente entre os movimentos sociais envolvidos no Colegiado.


O curso é produto da parceira do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – ICCA, por meio do Fórum Permanente de Desenvolvimento Sustentável – Fórum DRS e os Ministérios do Desenvolvimento Agrário e de Minas e Energia, o Governo do Estado da Bahia, a Fundação Banco do Brasil e o Banco do Nordeste.
Ascom Abará
 Marcos Luedy é Jornalista e Mestre em Des. Regional e Meio Ambiente
 Marcos de Souza é fotografo

Um comentário:

  1. Senhora Secretaria de Educação,Senhora Diretora e Coordenadoras, as senhoras por acaso verificaram a relação das musicas que seriam tocadas na passeata do CEMUR, as musicas para tal ocasião não seriam propisia para o momento, pois nesta passeata o principal eram as crianças, as musicas de conteudos OBSENOS,deixem para tocar nas suas salas de suas casas onde isso e normal e natural para formação dos seus.

    ResponderExcluir