“É honroso para uma instituição recém-nascida contar com o apoio institucional da Academia de Letras da Bahia,e mais ainda quando ela vem representada por alguém com o prestígio do seu presidente, poeta e prosador de méritos reconhecidos”, disse Marcos Bandeira.
A Alita possui quarenta integrantes, em cadeiras que prestam homenagem a figuras das letras regionais, estaduais e nacionais. Entre os patronos da entidade estão nomes como Euclides Neto, Milton Santos, Valdelice Soares Pinheiro, Natan Coutinho, Rui Barbosa, Ariston Caldas, Saboia Ribeiro, Abel Pereira, Telmo Padilha, Plínio de Almeida e José Haroldo Castro Vieira.
A solenidade foi aberta pelo escritor Aramis Ribeiro Costa, que deu posse ao presidente da Alita, e este, simbolicamente, empossou os quarenta integrantes da entidade. O acadêmico Cyro de Mattos falou em nome dos integrantes da Alita, fazendo também uma homenagem ao escritor Marcos Santarrita, recentemente falecido.
Ao acadêmico Ruy Póvoas coube a homenagem ao patrono da academia, Adonias Filho. A acadêmica Sônia Maron fez a leitura do juramento, sendo que a acadêmica Ceres Marylise assinou o livro de protocolo,confirmando, simbolicamente, a posse dos demais integrantes da instituição.
Depois de esperar mais de 30 anos, Itabuna ganhou em menos de trinta dias a segunda academia de letras, que tem o nome de Academia de Letras de Itabuna – ALITA – e como patrono o romancista Adonias Filho. A nova entidade literária e cultural foi fundada pelos escritores, poetas, professores universitários e juristas, Ary Quadros Teixeira, Carlos Eduardo Lima Passos da Silva, Cyro Pereira de Mattos, Dinalva Melo do Nascimento, Maria Genny Xavier Conceição, Gustavo Fernando Veloso Menezes, . Lourdes Bertol Rocha, Marcos Antônio Santos Bandeira, Marialda Jovita Silveira, Maria Luiza Nora de Andrade, Rilvan Batista de Santana, Ruy do Carmo Póvoas, Sione Maria Porto de Oliveira e Sônia Carvalho Maron.
Nenhum comentário:
Postar um comentário