Nesta, quinta-feira, 28, tivemos a continuação da Jornada Pedagógica 2013, quando palestrou a Diretora da Fundação SM – Modelo Inovador de Escola em Tempo Integral, Maria Pilar Lacerda, que já exerceu diversos cargos no âmbito federal, dentre eles está o de Secretária Nacional de Educação Básica, do Ministério da Educação.
A professora focou no baixo índice do IDEB (índice de
Desenvolvimento da Educação Básica), que em 2009, nas séries iniciais,
ostentava 3,3 e em 2011,
despencou para 3,0, enquanto o índice nacional ficou em 5,0. Comentou que o
Governo Federal pretende elevar o índice nacional para 6,0. Continuando, disse
que existem quatro pilares para reerguer os baixos índices:
ATENÇÃO – Fruto do compromisso com o aprender, prestar atenção
em tudo o que pode influir no alcance desse objetivo.
CAPRICHO – é uma busca para fazer o melhor possível. As redes
têm consciência das dificuldades, mas não se deixam imobilizar por elas.
ABERTURA- com cuidado e criatividade, os municípios também
demonstraram abertura para propor práticas e projetos que vão além das medidas
formais de capacitação e investimento.
SOLIDARIEDADE - observou-se a valorização do compartilhamento
das responsabilidades, oportunidades e aprendizagens.
Lembrou que o acesso ao ensino escolar formal faz parte do
processo de educação dos indivíduos e é um direito fundamental do ser humano
que deve ser garantido pelo Estado.
Para finalizar, disse que no processo educativo em
estabelecimentos de ensino, os conhecimentos e habilidades são transferidos
para as crianças, jovens e adultos sempre com o objetivo desenvolver o
raciocínio dos alunos, ensinar a pensar sobre diferentes problemas, auxiliar no
crescimento intelectual e na formação de cidadãos capazes de gerar
transformações positivas na sociedade.
E citou as vantagens do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
(IDEB) e sua criação pelo INEP(Instituto Nacional de Estudos
e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), em 2007 e representa a iniciativa
pioneira de reunir num só indicador, dois conceitos igualmente importantes para
a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. O
indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no
Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do INEP, o SAEB – para as
unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.
A
conclusão da Jornada Pedagógica 2013, nas dependências do BOFC, teve a
participação do secretário de Educação, Fabrício Santos e da Prefeita, Fernanda
Silva, que agradeceu a todos os professores pela participação, dizendo que
tinha o compromisso de capacitar todos os professores, visando levar um ensino
de qualidade aos alunos.
A jornada continuará, amanhã, 01.03, nas dependências dos
respectivos colégios.
ASCOM
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