WEB TV ICHOCOLATE

sábado, 23 de julho de 2011

II Conferência de Saúde de Uruçuca bateu recorde de público

A Prefeitura de Uruçuca, a Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde promoveram a 2ª Conferência Municipal de Saúde de Uruçuca. O evento aconteceu na última sexta-feira, 22, no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora da Conceição com o tema, “Todos usam SUS: SUS na Seguridade Social, Política Pública e Patrimônio do Povo Brasileiro”. O prefeito Moacyr Leite Júnior, abriu a cerimônia com entusiasmo e destacando a importância da participação popular num espaço como esse. “Governo democrático se faz assim, ouvindo a população”, sintetizou.

O Tema central da conferência foi externado e passado pelo palestrante Jorge Arouca que explicou porque todos usam o Sistema Único de Saúde. A secretária de Saúde, Drª Jamile Neves, concordou e, em sua fala, evidenciou o porquê. “A pessoa que compra no mercado, usa o SUS, a mãe que leva o filho para se vacinar, usa o SUS, o controle da Dengue para a não proliferação do mosquito é usar o SUS”, elencou. Para ela, “todos usam o SUS realmente”, afirmou Neves.

A organização do evento ficou por conta da equipe do Instituto Brasileiro de Educação, Cultura e Turismo – IBEC, que dividiu os eixos de forma prioritária. De acordo com o diretor do IBEC, Reinaldo Soares, temas como políticas de saúde na seguridade social, a participação da comunidade nas decisões e a gestão do sistema nortearam os eixos. “Foram as temáticas de maior relevância”, destacou Soares.

De acordo com o representante do Conselho Municipal de Saúde, Marcos Antônio Souza, Uruçuca vive um momento muito importante com sua segunda conferência, mas existem municípios que contemplam sua oitava ou nona conferência. Para o prefeito, isso é reflexo da administração passada que não ouvia sua comunidade. “Poderíamos estar bem mais a frente”, salientou Leite.

A Conferência de Saúde se coloca como um espaço democrático destinado a analisar o SUS além de discutir e refletir sobre as condições de saúde da população. Para o representante da 6ª Dires, Jorge Luis Santos, essa é à hora. “Momento como esse de se reunir para discutir a política de saúde é muito importante”. Segundo ele, o sistema é novo e encontros como esse validam o fortalecimento e a politização do SUS. “É o olhar do povo como proposta”, completou.

As propostas levantadas pelos GTs – Grupo de Trabalho foram diversas. De acordo com a plenária final, assuntos como garantia de melhores equipamentos (TV, autoclave, computadores e etc.) nas unidades, construção de uma maternidade, a aprovação da Emenda Constitucional 29, saneamento básico, realização de concurso, criação de um Laboratório Municipal e outras. “Vamos fazer valer isso na Estadual”, disse o coordenador da Atenção Básica, Marcilio Luiz.

Os conferencistas reconheceram a importância do evento e saíram satisfeitos. Para o segurança do USF 003 José Sales, esse é o caminho certo. “Muito bom poder termos oportunidade de levar ao conhecimento do Estado a nossa vontade”, disse. Já a técnica de enfermagem, Marcela Batista, achou muito importante. “É uma forma da comunidade participar diretamente das melhorias da saúde de nosso município”.

Os delegados escolhidos que representarão Uruçuca na Conferencia Estadual agregou um da gestão, dois usuários e um dos trabalhadores: A secretária Drª Jamile Neves irá representando a gestão; Jane Lima representado Serra Grande e Evelin cerqueira representando Uruçuca irão como usuárias e Marcos Antônio Silva Regina representando os trabalhadores. “Muito obrigada! Estou muito feliz por esse momento ter superado as expectativas e, sobretudo, a participação da comunidade”, findou a doutora.

Receita Municipal

O prefeito de Uruçuca, Moacyr Leite Junior, em seu discurso ainda apontou que a saúde brasileira vive uma problemática de repasse da união e isso faz com que os municípios vivam limitações. Segundo ele, existe uma Emenda 29 que obriga a união destinar 10% da receita a saúde. “A necessidade é essa, mas isso não acontece e a lei ainda não foi sancionada”, explicou Leite.

Moacyr ainda sublinhou que Uruçuca atingiu a média acima do Estado e da nacional. “A saúde de Uruçuca estar nesse patamar graças a vocês funcionários que fazem essa saúde de qualidade”, elogiou. Ele ainda destacou que a Prefeitura de Uruçuca, direciona 22% da receita municipal para saúde uma vez que a lei obriga 15%. “Entendemos que a saúde é prioridade, por isso destinamos a mais comprometendo até outros setores”, explanou.
Texto e foto: Ascom da P.M.U.

6 comentários:

  1. É facil o gestor falar de deficiencia em repasse de receitas, só que ele não faz a parte dele em busca de receita propria, procure gestor separar a politica da parte administrativa. Vc já monstrou que não é politico e sim politiquero. Verifique as receitas propriados municipios do mesmo porte de Uruçuca.

    ResponderExcluir
  2. Parabens secretaria, a senhora realmente se preocupa com a saude de nosso municipio.

    ResponderExcluir
  3. Ao final da reunião da II CONFERÊNCIA DE SAÚDE, realizada em Uruçuca dia 23 de julho o prefeito Moacir fez as seguintes considerações:

    Moacyr ainda sublinhou que Uruçuca atingiu a média acima do Estado e da nacional. “A saúde de Uruçuca estar nesse patamar graças a vocês funcionários que fazem essa saúde de qualidade”, elogiou. Ele ainda destacou que a Prefeitura de Uruçuca, direciona 22% da receita municipal para saúde uma vez que a lei obriga 15%. “Entendemos que a saúde é prioridade, por isso destinamos a mais comprometendo até outros setores”, explanou.
    Texto e foto: Ascom da P.M.U.


    PARE DE MENTIR PREFEITO !

    O POVO DE URUÇUCA NÃO É TÃO BURRO E BESTA COMO VC PENSA !

    COMO É QUE A LEI OBRIGA 15% E VC DIZ QUE APLICA 22%, VEZ QUE NÃO EXISTE MEDICAMENTOS BÁSICOS NOS POSTOS MÉDICOS (só nas notas fiscais frias).
    MÉDICOS COM MAIS DE DOIS MESES DE ATRAZO NOS VENCIMENTOS, ETC.

    O DINHEIRO DA SAUDE E DO FUNDEB ESTÁ SENDO USADO INDEVIDAMENTE, PARA CONSTRUÇÃO DE POSTO DE GASOLINA E OUTROS EMPRENDIMENTOS ESCUSOS.

    VÁ MENTIR LÁ NO AFGANISTÃO, PREFEITO !

    O POVO DE URUÇUCA, TÁ VENDO TUDO PASSIVAMENTE, ESPERANDO PARA LHE DAR A RESPOSTA, EM OUTUBRO DE 2012

    ResponderExcluir
  4. JEAN TU DEVIA DEIXAR DE POSTAR ESSAS MENTIRAS DESLAVADAS DESSE PREFEITO. COMO É QUE A SAÚDE VAI BEM COM ATRASO NOS SALÁRIOS DOS MÉDICOS? SEM REMEDIOS NO POSTO MÉDIDO, ETC.

    ResponderExcluir
  5. A UNICA SECRETARIA QUE ESTA BEM MONTADA É DE COMUNICAÇAO, VAMOS TIRAR O CHAPEU É FILMADOURA de primeiro mundo,CAMÉRA FOTOGRAFICA DE ALTA RESOLUÇÃO, TANTO É QUE 'UA' O FOTOGRAFO OFICIAL DA PMU USA A CAMÉRA DA PEPETA, O ESTUDIO QUE ESTA MONTADO LA NA SALA DE IMPRENÇA SÓ A TV SANTA CRUZ TEM IGUAL. SEM NENHUMA MENTIRA, DIGO PQ ESTIVE LA E VI. EU GOSTARIA QUE O PREFEITO TIVESSI OBRAS PARA OS MENINOS TRABALHAREM, POR QUEATE AGORA NADA!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. So pode ser uma piada essa postagem de Jean Macedo ou pura Ironia!!!!! falar qua a saúde publica de Uruçuca vai bem so pode ser piada de mau gosto!!

    ResponderExcluir