“Eu nunca perdi para homem quem dirá para uma mulher”. Com essas palavras, o candidato a prefeitura de Anagé Elson Soares (PTB) encerrou seu último comício. Nas urnas, a surpresa: a professora Andrea Oliveira Silva, 38 anos, conseguiu derrotar o adversário que já tinha sido prefeito cinco vezes. Tornou-se a primeira mulher eleita para comandar Anagé, a 560 quilômetros de Salvador.
Andrea faz parte de um fenômeno eleitoral este ano: segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral, o número de prefeitas na Bahia cresceu 36% em comparação com 2008, saltando de 47 para 64, percentual 5% maior que o do resto do Brasil.
Andrea diz acreditar que sua eleição foi impulsionada pelo momento feminino na política. “Essa campanha em Anagé rompeu diversos tabus de gênero na cidade.
Andrea diz acreditar que sua eleição foi impulsionada pelo momento feminino na política. “Essa campanha em Anagé rompeu diversos tabus de gênero na cidade.
![]() |
Eu, Jean Macêdo conheço a Prefeita Rilza Valentim, já estive lá e sei do belo trabalho realizado por ela naquela cidade. |
A petista Rilza Valentim, de São Francisco do Conde, na Região Metropolitana de Salvador, conseguiu se reeleger com 75.89% dos votos válidos. Desde 2008, ela tem a responsabilidade de administrar a maior arrecadação per capta entre as cidades brasileiras. “Quando fui eleita pela primeira vez, achavam que eu não ia saber o que fazer. Mas fui estudar, aprender. Hoje sei como tudo isso funciona”, explica Rilza, que tem 50 anos e é doutora em Química, em uma cidade que tem a segunda maior refinaria de petróleo do país.
Liu Andrade, Prefeita Eleita de Aurelino Leal. Foto Jean Macêdo |
Fernanda Silva, Prefeita Eleita de Uruçuca. Foto: Marcos Santos |
Próxima semana entrevista exclusiva com as prefeitas eleitas aqui no Sul da Bahia.
Trajetória Política, Plano de Governo e agilidade para governar, tudo aqui no Uruçuca Notícias.
Próxima semana tem Fernanda Silva de Uruçuca e Liu Andrade de Aurelino Leal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário