Com o fim das eleições, partidos e políticos contabilizam o saldo final das disputas municipais. Entre as principais "peças" do xadrez político nacional, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente Dilma Rousseff estão entre os vencedores da disputa após elegerem Fernando Haddad em São Paulo.
Entre os que saíram perdendo, além de José Serra, que perdeu a disputa contra Haddad, Geraldo Alckmin e Marina Silva estão na lista.
Veja abaixo o perde e ganha das eleições de 2012:
LULA (SOBE)
Sua principal aposta (Haddad) venceu na cidade mais importante do país e sua estratégia de renovação do partido se mostrou correta. Reafirmou sua condição de condestável do PT, apesar de ter falhado em candidaturas em que pessoalmente se empenhou e não prosperaram, caso de Manaus, Belo Horizonte e Diadema.
Foi a comícios, mergulhou em campanhas e melhorou sua "identidade petista". Ao ter subido em vários palanques reposicionou-se dentro do establishment partidário. Saiu da eleição mais petista do que entrou.
Se candidato venceu o de Dilma em Belo Horizonte e o tucano consolidou uma boa relação com a força emergente que é o PSB. É o nome único para ser o candidato do PSDB a presidente em 2014. Apesar de ter perdido importantes cidades mineiras, a derrota de Serra o fortaleceu internamente em seu partido.
Segurou a onda no PSDB quando Serra quis ser candidato a prefeito em São Paulo e fica parceiro na derrota. O PSDB de São Paulo perdeu 40 prefeituras em relação a 2008.
Foi derrotado numa eleição na qual era apontado como franco favorito no inicio da disputa. Aos 70 anos, enfrentará resistências no PSDB para se candidatar a cargod majoritários em 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário