"Eles eram jovens, eles tinham sonhos, podiam ser nossos futuros prefeitos ou prefeitas. Podiam ser nossos futuros presidentes ou presidentas, podiam ser futuros cientistas, agrônomos (...), mas eles infelizmente não tiveram a oportunidade de cumprir seus sonhos. Ontem fui a Santa Maria e a dor que presenciei foi indescritível", afirmou a presidente no início do discurso.
Sem dar detalhes, Dilma afirmou que é dever do poder público evitar que tragédias do tipo aconteçam novamente. "Diante dessa tragédia, temos o dever de assumir o compromisso de que ela jamais se repetirá", acrescentou.
Antes de seguir para o evento, a presidente recebeu o prefeito de Porto Alegre (RS), José Fortunati (PT), com quem tratou quase exclusivamente da tragédia de Santa Maria (RS), que matou mais de 230 pessoas. De acordo com Fortunati, já estão internados na capital gaúcha 44 pessoas e mais sete, em estado grave, foram transferidas na tarde desta segunda-feira.
Porto Alegre, segundo o prefeito, possui atendimento qualificado para queimaduras e intoxicação por fumaça e por isso tem acolhido vítimas do incêndio. Ele afirma que a cidade está preparada para receber, no total, 150 pessoas devido a uma ampliação recente de leitos na rede hospitalar da cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário