WEB TV ICHOCOLATE

quarta-feira, 13 de março de 2013

Ceplac estende programa de sistemas agroflorestais ao território Litoral Sul


Prefeita Fernanda Silva agradeceu apoio do Banco do Brasil, Ceplac e EBDA.

Agricultores marcaram presença na reunião

Paulo Hoog representou a CEPLAC no evento

Márcio Gabriel representou a Diretória de Agricultura do município de Uruçuca


Samanta Buscariolli explanou sobre as linhas de crédito do Banco do Brasil

Avaliado positivamente por técnicos e agricultores familiares do Território do Baixo Sul e Vale do Jiquiriçá, o programa de sistemas agroflorestais da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) está sendo expandido agora para outras regiões. Depois de implantado, recentemente, no Território Médio Rio das Contas, o objetivo é chegar ao Território Litoral Sul, a partir do município de Uruçuca. Nesse sentido, na sexta-feira (8), foi realizado um primeiro encontro de agricultores familiares, organizados em associações, com a Ceplac e o Banco do Brasil, intermediado pela prefeitura de Uruçuca.
O objetivo do evento foi apresentar aos produtores os benefícios dos sistemas agroflorestais (SAFs), que permite o uso otimizado do espaço rural, preservando o meio ambiente e gerando renda para as famílias. O modelo apresentado em Uruçuca foi o do cacau consorciado com a seringa, banana e cultivos alimentares. Esse modelo, nas regiões onde já foi implantado, tem respondido plenamente em termos de produção e produtividade e garantido retorno aos investimentos.
“Temos muitos casos em que os produtores, apenas com a renda gerada pelo primeiro cultivo, no caso a banana da terra, em Valença, já conseguiram pagar todo o financiamento e ainda sobrou dinheiro para a sua subsistência. Com a sequência da produção, ele vai poder tirar de lucro tudo o que vier a ser colhido de cacau e da seringa, que são culturas perenes. Enquanto isso, pode ir cultivando a banana e outras fontes de alimento e renda”, explicou o pesquisador da Ceplac Raimundo Bonadie.
O pesquisador explanou sobre as vantagens, inclusive ambientais, dos sistemas agroflorestais, a exemplo da recuperação de solo em áreas degradadas, como pastagens abandonadas, e mostrou como cada produtor pode tirar proveito do sistema para garantir renda e qualidade de vida. “Mostramos que o sistema nada tem de complicado e que, se seguido atentando às recomendações da Ceplac, o sucesso é garantido. Ele se adapta aos diversos aspectos do relevo regional, podendo ser implantado em terrenos planos ou morros, observando algumas recomendações, sem a perda da produtividade”, ensinou Bonadie.
Após a apresentação da Ceplac, o Banco do Brasil explanou sobre as linhas de crédito que podem ser acessadas para o financiamento dos SAFs. A gerente do BB em Uruçuca, Samanta Buscarioli, ressaltou a implantação, no município, do projeto Desenvolvimento Rural Sustentável (DRS), que vai contemplar a implantação dos SAFs nas regiões, a partir da condição de acesso ao crédito de cada produtor. A gerente afirmou que nos próximos dias o banco vai iniciar o processo de levantamento cadastral dos interessados em acessar as linhas de crédito.
Geração de renda
Quem também se entusiasmou com a perspectiva de geração de renda no meio rural em Uruçuca foi a prefeita Fernanda Silva. Ela afirmou, na abertura do evento, que o programa proposto pela Ceplac se encaixa nas propostas de seu governo, de promover a igualdade social, a partir da melhor distribuição de renda e de ações que estiverem ao alcance do poder público.
“Para isso, vamos promover a melhoria das estradas rurais, além de garantir as condições para que as crianças da zona rural possam ter acesso a uma escola de qualidade, pois sabemos o que representa a educação formal como fator não só de instrução, mas de garantia de transformação da realidade social de uma comunidade. Então, queremos colocar o município à disposição da Ceplac, do Banco do Brasil e EBDA para, em parceria, desenvolvermos esse programa que vai garantir os benefícios já demonstrados em outras regiões”, observou a prefeita Fernanda Silva.
Jornalista da Sueba - Superintendência da Ceplac na Bahia
Domingos Matos
Assessoria de Comunicação da Ceplac 

Um comentário:

  1. Comunicação Território Litoral Sul14 de março de 2013 às 09:43

    O objetivo é chegar ao Território Litoral Sul, a partir do município de Uruçuca.

    Caros companheiros de Uruçuca, da próxima vez que houver alguma reunião no município, seria gentil da parte do poder público municipal, pelo menos informar ao GGE-Grupo Gestor Executivo do Território Litoral Sul, ou ao coordenador Joelson Ferreira, pois discutimos neste fórum as políticas públicas para o desenvolvimento territorial, é inaceitável discutir territorialidade e programas governamentais para nosso território sem a participação do COLEGIADO TERRITORIAL.

    Os secretários Gabriel e Nasal estiveram na reunião do GGE/mês de fevereiro na AMURC. Principalmente o companheiro da agricultura deveria ter uma lembrança em nos informar, mas isso é uma questão de entendimento.

    Abraços.

    Comunicação Território Litoral Sul

    ResponderExcluir