O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou semana passada campanha de combate a obesidade infantil dentro das escolas. Segundo Padilha, o quadro brasileiro começa a ficar preocupante, já que uma em cada três crianças e dois em cada dez adolescentes estão acima do peso.
A campanha, que faz parte da Semana de Mobilização Saúde na Escola 2013, vai levar 13 mil equipes do Saúde da Família a mais de 30 mil escolas públicas em 2.300 municípios. Dentre estes, o município de Uruçuca realizou hoje o trabalho de pesagem e medidas dos alunos visando proporcionar o desenvolvimento educacional, evitando as dificuldades de dormir, dor na coluna, maior risco de cair, problemas nas articulações, além de diabetes e pressão alta.
“Saímos de 16 mil escolas em 2012 para 30 mil escolas neste ano. De 7 milhões de alunos, devemos pular para 14 milhões de alunos atendidos em todo o Brasil. Queremos ampliar ainda mais”, disse o ministro Alexandre Padilha.
Merenda
Nas duas últimas décadas, a obesidade entre crianças de 5 a 9 anos saltou de 4,1% para 16,6% entre os meninos e de 2,4% para 11,8% entre as meninas. Entre os adolescentes, o excesso de peso passou de 3,7% para 21,7% nas últimas quatro décadas.
Questionado se o programa prevê alguma alteração na merenda escolar, Padilha afirmou que são os municípios os responsáveis, por comprar os alimentos oferecidos às crianças nas escolas.
Para o Secretário de Educação do município de Uruçuca, Fabrício Santos, o mais importante disso tudo é a qualidade de vida que será oferecida a estes alunos através de uma merenda balanceada.
ASCOM
ASCOM
Para essas ações é imprescindível a atuação de um nutricionista, tanto na parteda avaliação nutricional, quanto na parte de elaboração dos cardápios da merenda. E cabe ainda a realização de campanhas educativas, pois, mais importante do que combater, é previnir.
ResponderExcluir