WEB TV ICHOCOLATE

sexta-feira, 15 de março de 2013

IFBAIANO RECEBE REPRESENTANTES DE ESCOLAS DA REPÚBLICA DE CAMARÕES

A professora Jesusa Fidalgo, pró-reitora de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal Baiano.


Euro Oliveira (Diretor do IF Baiano Uruçuca), Cinira Fernandes (Professora IF Baiano), Serge Amouga (Secretário da Embaixada de Camarões no Brasil), Dr. Thierry Edgard Joseph (Ministere des Relations Exterieures), Jesusa Fidalgo (Pró-reitora de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal Baiano e Roland Amougou Etogo 
( Diretor Ecole Pratique D'Agriculture de Binguele).

Fotos: Verônica Goés
Com quase dois anos de parceria de cooperação técnica, quem desembarcou no Brasil esta semana para a 2ª visita, foram os representantes da escola profissional da república de Camarões. O IF Baiano, campus Uruçuca, recebeu comitiva da Escola Prática de Agricultura de Binguela- EPAB dando continuidade ao Protocolo de Intenções assinado entre a EPAB e o IF Baiano, com vistas a desenvolver um conjunto de ações visando à revitalização da Escola Prática de Agricultura de Binguela, através de uma atuação colaborativa de profissionais do IF Baiano e da EPAB, que possibilitam aos jovens estudantes e egressos se apropriarem de tecnologias alternativas e, dessa forma, melhore a atuação no mundo rural, modificando os sistemas de produção, aumentando a competitividade na economia global, elevando a renda e a qualidade de vida das pessoas no setor agrícola de Camarões.
Na Republica de Camarões, a agricultura está sendo considerada como setor prioritário da luta contra a pobreza. A realidade hoje em que se insere o país é de ausência, nas diversas comunidades de Camarões, de profissionais qualificados e com formação técnica para atuarem na agricultura. Modificação dos sistemas de produção e manutenção dos jovens no campo a partir do acesso à profissionalização para atuação na agricultura e o apoio sistemático aos agricultores.
A escola EPAB reabriu em 2006, por decisão da Câmara de Agricultura das Pescas e Criação e das Florestas (CAPEF), depois de 20 anos desativada, localiza-se a 30 Km da capital Yaoundê, em uma área de 80 há, oferta atualmente, apenas, cursos de qualificação, entretanto o objetivo é que esta escola seja um Centro de referência em formação agrícola, ofertante de formação profissional e difusora de conhecimentos e novas tecnologias para modernização da agricultura na República de Camarões.
Desta forma esta parceria é de grande importância para a República de camarões e também para o Brasil como colaborador e parceiro para o desenvolvimento dos países Africanos.
O trabalho vem sendo coordenado pela professora Jesusa Fidalgo, pró-reitora de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal Baiano e pela professora Cinira Fernandes.
Fotos: Verônica Goés

Nenhum comentário:

Postar um comentário